1 de fevereiro de 2011

Concurso Literário "Chaves e a Consolidação da República"



O Concurso Literário de Conto “Chaves e a Consolidação da República” é uma iniciativa do Regimento de Infantaria Nº 19, dinamizada com o apoio da Câmara Municipal de Chaves e do Governo Civil de Vila Real (GCVR). Realiza-se no âmbito das comemorações do Dia da Unidade do RI19, que se celebrará a 25 de Março de 2011, que terão como mote “Chaves e a consolidação da República”. 

O concurso dirige-se aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos das escolas secundárias Júlio Martins, Fernão de Magalhães, António Granjo e Profissional de Chaves, tendo por objectivo promover a escrita criativa e valorizar o património histórico nacional.




A propósito da República, vejamos o excerto de um texto de um autor flaviense.

“Um lavrador de S. Jurge, perto de Chaves, Manuel Dias Fernandes, descambado já no amanho da terra, é o primeiro a ver a coluna que desce a serra. Dá um pulo, esgueira-se, e pouco além, corre a avisar a mulher, Maria Caetana, que vem a caminho da vila para vender uns quartilhos de leite à sua clientela habitual. Ataranta-se a mulher, deixa que o leite se balde da vasilha e corre, corre, a dar a notícia em altos berros.

Era uma segunda-feira. Acordava-se para a lide normal do dia e são os gritos angustiosos da leiteira exausta e desgrenhada que vem desencadear, repentinamente toda a defesa.”

Júlio Montalvão Machado, in Crónica da Vila Velha de Chaves
         

0 comentários: