16 de dezembro de 2011

.


A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos
Bom Natal e Próspero Ano Novo

B.i. - Boletim Informativo





Já se encontra disponível para consulta o Boletim Informativo da BE relativo ao 1º período do ano letivo 2011/2012.


Para saber mais consulta a página do Bi ou clica diretamente aqui.


Boa leitura e boas férias.

10 de dezembro de 2011

Dia Internacional dos Direitos Humanos


credits:  (C) Sebastião Salgado

"Eu acredito que o estilo de vida dos países mais ricos é o estilo de vida certo para todos. Todo mundo tem direito à saúde, educação, previdência social, além do direito e necessidade à cidadania. Acredito que todos os seres humanos neste planeta têm direito às mesmas coisas." [Sebastião Salgado]
Podes saber mais sobre a história da Declaração Universal dos Direitos do Homem em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos

Podes ver alguns trabalhos realizados sobre o tema pelos alunos dos cursos EFA da nossa escola em: http://efa5678.pt.vu/ 


9 de dezembro de 2011

Concurso Japão Passado e Presente


A Embaixada do Japão em Portugal, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo, no âmbito do qual lançam em parceria o Concurso Japão Passado e Presente.

O concurso, que decorrerá ao longo do ano letivo 2011/12, irá premiar sítios/blogues de divulgação da civilização e cultura nipónicas, concebidos e produzidos por equipas de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Informações, cartaz, regulamento e ficha de apresentação estão disponíveis em:

5 de dezembro de 2011

Autor do Mês

David Machado

David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Licenciou-se em Economia mas acabou por trocar os números pelas letras.

É autor dos romances O Fabuloso Teatro do Gigante (2006) e Deixem falar as Pedras (2011), do livro de contos Histórias Possíveis (2008) e de vários livros infantis.
Ver mais informação sobre o autor aqui

29 de novembro de 2011

Colóquio “ A violência de género”


Realizou-se ontem o colóquio “ A violência de género”, assinalando o Dia internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e contribuindo para a sensibilização da população escolar para a temática da violência doméstica. 

Este colóquio está integrado no projeto “Tertúlias para a Saúde”, da responsabilidade dos Grupos de Trabalho dos Projetos de “Educação para a Saúde” do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Escolas Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins e das Bibliotecas Escolares de Chaves. O auditório municipal estava repleto de jovens das escolas referidas, acompanhados dos respetivos professores. 

 A Diretora da Escola Secundária António Granjo abriu a sessão e, depois de agradecer a presença das oradoras convidadas, referiu a sua satisfação pelas parcerias estabelecidas entre as escolas da cidade e a importância da temática em debate, salientando a necessidade de refletirmos sobre o que todos e cada um de nós pode fazer para eliminar ou, pelo menos, minimizar este grave problema social.

Seguiram-se as intervenções das convidadas da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Dra. Ana Coutinho, que referiu os tipos de violência doméstica e o apoio disponibilizado por esta associação, e Dra. Filipa Pereira, que dirigiu a sua intervenção fundamentalmente para a violência no namoro, questionando diretamente os jovens presentes sobre os mitos e factos relacionados com esta problemática.

A última oradora convidada, Dra. Lia Araújo, advogada, fez o enquadramento legal dos crimes relacionados com a violência doméstica e alertou os jovens para o facto de estes serem considerados crimes públicos, não sendo necessária a apresentação de queixa por parte da vítima para serem investigados pelo Ministério Público.



A sessão foi encerrada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso.

27 de novembro de 2011

Fado é Património Imaterial da Humanidade

SAPO Música
O fado é Património Imaterial da Humanidade segundo decisão hoje tomada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O fado canta a vida e o destino de um povo há cerca de dois séculos, mas agora deixou de ser só nosso para ser de todos. Depois de várias horas de atraso, a candidatura do fado foi aceite pelo comitê de 24 delegados da UNESCO.
Ler notícia completa em SAPO Música


Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres

No dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Infelizmente sobram razões para que este dia sirva de pretexto para lembrar este flagelo que ainda, em pleno séc. XXI, se abate sobre as mulheres. Os números que se seguem dizem respeito à mais velha nação da Europa: Portugal.
  • 15000 casos de violência doméstica registados só em 2010;
  • 250 mulheres morreram às mãos de maridos, namorados ou companheiros nos últimos 6 anos;
  • Violações têm aumentado todos os anos e atingem número recorde em 2010;
  • Só em 2010, foram assassinadas 43 mulheres por violência doméstica. (dados da APAV)
Com o objetivo de informar e sensibilizar os alunos para esta triste realidade, os Grupos de Trabalho dos Projetos de “Educação para a Saúde” do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Escolas Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins e das Bibliotecas Escolares de Chaves, organizaram o colóquio “Violência de Género “ com a participação de técnicas da Associação de Apoio à Vítima (APAV) e da Dra. Lia Araújo no dia 28 de novembro pelas 16.30h no Auditório Municipal.

18 de novembro de 2011

Concurso "Norte School"

Trata-se de um concurso destinado aos alunos do ensino secundário, que são desafiados a desenvolverem, em contexto curricular e em grupo, trabalhos que projetem o futuro da Região do Norte em 2020, nos domínios "Estudos & Planeamento", "Letras & Jornalismo" e "Artes & Design".

Norte School tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de conhecerem a região em que vivem, dando voz ao que esperam encontrar em 2020 e tornando acessíveis conceitos e documentos úteis para a formação destes jovens.
Mais informação disponível em:
Página oficial: http://www.ccdr-n.pt/norteschool
Facebook: http://www.facebook.com/norteschool
Blog: http://www.norteschool.blogspot.com/
Formulário: http://www.novonorte.qren.pt/pt/norte-school
  

14 de novembro de 2011

Ciberescola da Língua Portuguesa

Acede a este portal e podes melhorar as tuas competências ao nível da Língua Portuguesa, através da realização de exercícios interativos.
Existem para os vários anos de escolaridade (5ºano -12º ano) e para vários graus de dificuldade (fácil, normal e difícil).

Experimenta já!..
  

11 de novembro de 2011

Clube de Leitores


Vem partilhar connosco as tuas viagens
através dos livros! 

1º encontro do 
Clube de Leitores
  
16 de novembro 
17 horas 
Biblioteca Escolar
  

7 de novembro de 2011

XI encontro de Literatura Infantil



Durante o dia 5 de novembro de 2011, na Biblioteca Municipal de Chaves, decorreu o XI encontro de Literatura Infantil / II Seminário Internacional Competências de Leitura versando a temática “Oralidade, Leitura, cultura… pela voz dos avós”, numa iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


 Contando com a participação de especialistas na área, que realçaram, por um lado, a necessidade / dever de “honrar as memórias”, que por estas terras são ricas e diversificadas, numa aposta na promoção de uma cultura intergeracional, e por outro lado, a importância dos avós nos nossos percursos ao nível da “sabedoria”, da “cumplicidade”, da “capacidade de amar e de partilhar” e a “saudade”. 

A literatura infantil permite à criança a limpeza da alma, salientando-se a dimensão ética e estética dos bens culturais presentes na Literatura Infantil.

  As Bibliotecas Escolares estiveram representadas, além da Municipal, pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas Nadir Afonso e Vidago, evidenciando-se várias atividades desenvolvidas ao longo dos últimos tempos, em cada uma, realçando-se a importância fulcral da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura que tornam possível que, no terreno, a cultura seja transmitida / concretizada em projetos variados mas com um leitmotiv claro – a promoção de uma cultura intergeracional só possível se as crianças de hoje beberem da sabedoria dos de ontem apontando para os que vem amanhã! Foram evidenciadas algumas das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC). 


Um obrigado às nossas Coordenadoras Interconcelhias, Drª Maritza Dias e Drª Rosário Caldeira, pela presença e palavras de incentivo.

Um obrigado aos colegas do GTBEC e a todos os que preferiram, em dia de sábado, estar presentes num evento que eleva o pulsar da cultura e das gentes.



Um obrigado especial aos… AVÓS, que também nos presentearam com a sua presença e histórias!
Francisco Carreiro


A promoção da leitura nas escolas do concelho de Chaves




 Notícia do encontro na imprensa: ler AQUI

Novidades na biblioteca

  • Leandro rei da Helíria, Alice Vieira
  • Dentes de rato, Agustina Bessa-Luís 
  • O principezinho, A. Saint-Exupéry 
  • Casos do beco das sardinheiras, Mário de Carvalho 
  • O fabuloso teatro do gigante, David Machado 
  • O carteiro de Pablo Neruda, António Skarmeta 
  • A invenção Hugo Cabret, Brian Selznick 
  • A sombra do vento, Carlos R. Zafón 
  • O cavaleiro da Dinamarca, Sophia M. Breyner 
  • O recruta, Robert Muchamore 
  • O Sonâmbulo, Robert Muchamore 
  • O golpe, Robert Muchamore

21 de outubro de 2011

Ação de Formação "Literacia da Informação"





O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves (GTBEC) promoveu uma ação de formação sobre Literacia da Informação orientada pela Coordenadora Interconcelhia da RBE, Drª Maritza Dias, destinada a professores dos vários ciclos de ensino. A sessão decorreu no Auditório da EB 2,3 Nadir Afonso durante o final da tarde do dia 19 de Outubro e contou com a presença entusiasta de muitos professores.

Uma das conclusões retiradas da sessão foi:

«(…) professores e professores bibliotecários trabalham em conjunto e o professor bibliotecário faz parte da equipa que integra o processo de aprendizagem. Colocando de outra maneira: o professor bibliotecário “ajuda os professores a ensinar”. O professor bibliotecário não “exclui” os professores, pelo contrário ajuda-os no processo de aprendizagem. De facto é um duplo ganho: o professor tem um parceiro complementar, um colega com competências específicas que completa as competências do professor. E juntos contribuem grandemente para aumentar os resultados dos alunos”,


(in http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/bib_sec_21.pdf, sítio consultado em 20 de outubro de 2011).

15 de outubro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2012


À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar está a organizar a participação dos alunos da escola no Concurso Nacional de Leitura

O regulamento, calendarização e obras seleccionadas podem ser consultados na biblioteca ou no Blogue da BE. 
(ver regulamento AQUI)

Obras seleccionadas para a fase de escola 
(ver resumo AQUI)


3º Ciclo 


  • O FABULOSO TEATRO DO GIGANTE, de David Machado
  • HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR, de Luis Sepúlveda



Ensino Secundário

  • DEIXEM FALAR AS PEDRAS, de David Machado
  • CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, de Gabriel García Márquez



Contamos com a tua participação pois os livros são atractivos, fáceis de ler. Serão ainda atribuídos prémios aos 3 melhor classificados do 3º ciclo e Ensino Secundário.


Prova de Selecção - Fase de Escola

     Data: 5 de Janeiro de 2012
     Hora: 15h 05m
     Duração: 45 minutos

Inscreve-te até ao dia 30 de Novembro (na Biblioteca ou junto do teu professor de Português) e começa já a ler…

Para te manteres informado, visita regularmente a biblioteca e consulta o blogue.

7 de outubro de 2011

Tomas Tranströmer - Prémio Nobel da Literatura 2011



"O poeta sueco Tomas Tranströmer é o Prémio Nobel da Literatura de 2011, acaba de ser anunciado em Estocolmo pela Academia Sueca.

Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas. Em Portugal, Tranströmer tem poemas publicados em duas antologias, uma delas chama-se "Vinte e um poetas suecos" (Vega ,1987)."

                                                          Continuar a ler a notícia no jornal PÚBLICO


QUATRO POEMAS DE TOMAS TRANSTRÖMER


HISTÓRIAS DE MARINHEIROS  (1954)

Há dias de inverno sem neve em que o mar é parente
de zonas montanhosas, encolhido sob plumagem cinza,
azul só por um minuto, longas horas com ondas quais pálidos
linces, buscando em vão sustento nas pedras de à beira-mar.

Em dias como estes saem do mar restos de naufrágios em busca
de seus proprietários, sentados no bulício da cidade, e afogadas
tripulações vêm a terra, más ténues que fumo de cachimbo.

(No Norte andam os verdadeiros linces, com garras afiadas
e olhos sonhadores. No Norte, onde o dia
vive numa mina, de dia e de noite.

Ali, onde o único sobrevivente pode estar
junto ao forno da Aurora Boreal escutando
a música dos mortos de frio).


A ÁRVORE E A NUVEM   (1962)

Uma árvore anda de aqui para ali sob a chuva,
com pressa, ante nós, derramando-se na cinza.
Leva um recado. Da chuva arranca vida
como um melro ante um jardim de fruta.

Quando a chuva cessa, detém-se a árvore.
Vislumbramo-la direita, quieta em noites claras,
à espera, como nós, do instante
em que flocos de neve floresçam no espaço.


DESDE A MONTANHA  (1962)
  
Estou na montanha e vejo a enseada.
Os barcos descansam sobre a superfície do verão.
«Somos sonâmbulos. Luas vagabundas.»
Isso dizem as velas brancas.

«Deslizamos por uma casa adormecida.
Abrimos as portas lentamente.
Assomamo-nos à liberdade.»
Isso dizem as velas brancas.

Um dia vi navegar os desejos do mundo.
Todos, no mesmo rumo – uma só frota.
«Agora estamos dispersos. Séquito de ninguém.»
Isso dizem as velas brancas.


PÁSSAROS MATINAIS   (1966)
  
Desperto o automóvel
que tem o pára-brisas coberto de pólen.
Coloco os óculos de sol.
O canto dos pássaros escurece.

Enquanto isso outro homem compra um diário
na estação de comboio
junto a um grande vagão de carga
completamente vermelho de ferrugem
que cintila ao sol.

Não há vazios por aqui.

Cruza o calor da primavera um corredor frio
por onde alguém entra depressa
e conta que como foi caluniado
até na Direcção.

Por uma parte de trás da paisagem
chega a gralha
negra e branca. Pássaro agoirento.
E o melro que se move em todas as direcções
até que tudo seja um desenho a carvão,
salvo a roupa branca na corda de estender:
um coro da Palestina:

Não há vazios por aqui.

É fantástico sentir como cresce o meu poema
enquanto me vou encolhendo
Cresce, ocupa o meu lugar.

Desloca-me.
Expulsa-me do ninho.
O poema está pronto.

Poemas publicados no blogue POESIA & LDA.


4 de outubro de 2011

Ação de Formação INE/RBE




A Literacia Estatística na Aprendizagem do Currículo


A Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística, no sentido de dar continuidade à formação realizada junto dos Professores Bibliotecários, planearam um conjunto de novas ações dirigidas para professores de diferentes áreas curriculares, com o objetivo de promover a literacia estatística na aprendizagem do currículo.

Tendo como polos dinamizadores as Bibliotecas Escolares, o INE disponibiliza um conjunto de técnicos para realizar a referida formação junto das escolas. As escolas interessadas devem constituir um grupo de professores (cerca de 15 professores), e informar o respetivo Professor Bibliotecário que encaminhará o interesse manifestado para o Coordenador Interconcelhio, responsável pela inscrição da escola, através do preenchimento de um formulário próprio disponibilizado pela RBE (um formulário por ação de formação).

Tal como o modelo anterior, cada sessão terá a duração de 3 horas, podendo ser realizada em três momentos, segundo a disponibilidade da escola:

1. Durante a manhã (das 9:30 às 12:30 horas);
2. Durante a tarde (das 14:30 às 17:30 horas);
3. Em horário pós-laboral (a partir das 17 horas)

Os horários estabelecidos poderão ser ligeiramente adaptados às necessidades concretas de cada grupo/escola.

A primeira fase, deste novo ciclo de formação, será dirigida a professores de diferentes áreas curriculares, interessados em desenvolver a literacia estatística em contexto curricular.

Espera-se que, na colaboração com a biblioteca escolar, sejam desenvolvidas atividades/projetos que tornem visível o desenvolvimento daquelas competências. A Biblioteca Escolar, ao constituir-se como polo dinamizador das referidas atividades/projetos, procederá à sua divulgação junto dos Coordenadores Interconcelhios, que farão a sua difusão junto da Rede de Bibliotecas Escolares e do INE.

Após a receção das propostas de inscrição, o Gabinete da RBE marcará as ações de formação em colaboração com os Coordenadores Interconcelhios, dando conhecimento.


30 de setembro de 2011

Acordo ortográfico - Porque vamos mudar?

"É muito importante escrever português corretamente. O novo acordo ortográfico privilegia a fonética, ou seja, a forma como as palavras se pronunciam, aproximando por isso a língua escrita da língua falada. É por isso que desaparecem as consoantes que não se leem."


Ler mais em: Visão Júnior

29 de setembro de 2011

A aprendizagem da leitura

Imagemlasprovincias.es
Alberto Manguel aconselha a que a aprendizagem da leitura continue a ser feita através dos livros e não seja transferida para os ecrãs. A oposição que coloca não é entre livros eletrónicos e livros impressos mas entre formas de leitura: existe una 'lectura tradicional' que "es lenta, profunda, individual, exige reflexión" susceptible de "formarnos y conmovernos", [e uma leitura] electrónica que emplea una tecnología que es "precisa, superficial, veloz, casi instantánea, y permite acceder a una infinitud de datos sin exigirnos ni memoria propia ni entendimiento".
 Ler mais no Blogue RBE


Plano Nacional de Leitura

"Os verdadeiros agentes do Plano Nacional de Leitura são os professores bibliotecários"
Quem o afirma é Fernando Pinto Amaral, comissário nacional do PNL, a Rita Pimenta (Pública, 25.09.11). E acrescenta: "As escolas e agrupamentos escolares que tenham um determinado número de alunos, teem um professor bibliotecário. São eles que estão no terreno e contactam diretamente com as crianças. [...] É muito importante o papel dos professores bibliotecários, pois são eles que dinamizam as atividades e as práticas de promoção da leitura. "

 Ler mais no Blogue RBE

27 de setembro de 2011

Concurso Pordata/RBE



A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança mais uma vez o Concurso PORDATA | RBE.
Para concorrer, as escolas deverão dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares, tendo por fonte principal de informação a base de dados PORDATAe enviar o melhor trabalho da escola, selecionado internamente pelos professor orientador e professor bibliotecário, até 24 de março de 2012.

Ofício de abertura [PDF]
Regulamento [PDF]
Referências e citações bibliográficas [PDF]
Folheto concurso [PDF]
Cartaz [PDF]


13 de setembro de 2011

Mochilas pesadas prejudicam saúde das crianças

Alerta da campanha "Olhe pelas Suas Costas"


As dores de costas são um problema cada vez mais frequente entre crianças e adolescentes e o transporte incorrecto de mochilas escolares demasiado pesadas pode contribuir de forma significativa para este problema.

 Ler artigo completo em Família Guia de pais 
    

Regresso às aulas


"O que quero principalmente é que vivam felizes."
Não lhes disse talvez estas palavras, mas foi isto que eu quis dizer.
No sumário, pus assim: "Conversa amena com os rapazes." E pedi, mais que tudo, uma coisa que eu costumo pedir aos meus alunos. Lealdade. Lealdade que não se limita a não enganar o professor ou o companheiro: lealdade activa, que nos leva, por exemplo, a contar abertamente os nossos pontos fracos ou a rir só quando temos vontade (e então rir mesmo, porque não é lealdade deixar então de rir) ou a não ajudar falsamente o companheiro.
Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já me esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos.
Não acabei sem lhes fazer notar que a "aula é nossa". Que a todos cabe o direito de falar, desde que fale um de cada vez e não corte a palavra ao que está com ela.
Sebastião da Gama, Diário, Ed. Ática

20 de junho de 2011

Concurso de Conto e Poesia 2010/2011

RESULTADOS


 3º CICLO
POESIA
      - 1º Prémio: Sabina Patrícia Barreira Castro - 8º B
      - 2º Prémio: Laura Isabel Gonçalves Carvalho Pereira - 7º A

CONTO
      - 1º Prémio: Diogo Moura Rodrigues -  9º A
      - 2º Prémio : Ana Francisca Morais Martins - 8º C



 ADULTOS
POESIA
      - 1º Prémio: Emília Fernandes da Silva Lopes - EFA 20
      - 2º Prémio: Jorge Manuel Violante Pereira - RVCC (secundário)


CONTO
      - 1º Prémio: Carlos Manuel da Costa Teixeira - RVCC (secundário)
      - 2º Prémio: Almiro José Gomes Morais - EFA 20



Parabéns a todos os participantes.
  

13 de junho de 2011

Aniversário do nascimento de FERNANDO PESSOA



Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo".

Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Ao longo da vida trabalhou em várias firmas como correspondente comercial. Foi também empresário, editor, crítico literário, activista político, tradutor, jornalista, inventor, publicitário e publicista, ao mesmo tempo que produzia a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterónimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_pessoa

8 de junho de 2011

Dia Mundial dos Oceano - 8 de Junho




O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de Junho.
A celebração aos oceanos teve origem na Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade do Rio de Janeiro em 1992.
Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos.
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera são alguns dos factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.
Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.


Sites sobre os oceanos
      

7 de junho de 2011