15 de dezembro de 2010

Fórum de Leituras


Como, do nosso ponto de vista, o objectivo prioritário da BE é o de fazer leitores, tarefa nada fácil de conseguir por todas as vicissitudes conhecidas, a ideia de convidar os alunos à biblioteca reveste-se de extrema importância, já que é na presença do livro que se promove o gosto pela leitura. Só lendo ou ouvindo ler é que os alunos ganham entusiasmo pela leitura e simpatia e familiaridade por esse espaço. E foi isso que aconteceu: cada turma, subdividida e alternadamente, foi à BE ouvir e partilhar a leitura de textos.


Neste primeiro período escolheram-se contos de Manuel Alegre, concretamente "A Senhora do Retrato", “A Desconhecida” e “A Carta” (in O Quadrado). Os textos, quer pela história, quer pela linguagem tão fantástica, conseguiram surpreender os alunos e torná-los mais ricos porque a pretexto de um texto que se lê em voz alta, desenvolve-se a interpretação, enriquece-se o vocabulário, apreendem-se as intencionalidades comunicativas, aperfeiçoa-se a oralidade, justificam-se pontos de vista, abrem-se caminhos para a literariedade e pode-se mesmo exercitar a língua, escrevendo.
 

Fazendo uma avaliação desta actividade, e porque reflectir sobre o que se faz é extremamente importante no sentido de aferir caminhos e práticas, manifesto a minha satisfação por saber que esta actividade foi avaliada muito positivamente pelos alunos
Professora Leonor Rei
  

0 comentários: